segunda-feira, 7 de julho de 2008


CONCEITO DO CONE
A medida, em radianos, do ângulo central de um setor circular de raio r cujo arco tem comprimento ℓ é:
Cone circular Sejam um círculo C de centro O contido em um plano α e um ponto V não-pertencente a α. Consideremos todos os segmentos de reta que possuem um extremo pertencente ao círculo e o outro extremo é V. A reunião de todos esses segmentos de reta é um sólido chamado de cone circular limitado de base C e vértice V ou simplesmente cone circular. Cone circular reto Cone circular reto é todo cone circular cujo eixo é perpendicular ao plano da base. Em todo cone circular reto. A altura é a medida do segmento cujos extremos são o vértice V e o centro O da base.
O cone circular reto também é conhecido por cone de revolução, pois pode ser obtido por uma revolução de 360° em torno de um dos catetos de uma região limitada por um triângulo retângulo.
Cone oblíquo é todo aquele cujo eixo não é perpendicular ao plano da base.
O teorema de Pitágoras e o cone circular reto Consideremos uma secção meridiana de um cone circular reto tal que o raio da base, a geratriz e a altura meçam r, g e h respectivamente. Pelo teorema de Pitágoras, temos que: g2 = r2 + h2
Tronco de cone circular de bases paralelas Consideremos um plano α paralelo à base de um cone circular separando-o em dois sólidos. Um desses dois sólidos é um cone e o outro é tronco de cone circular de bases paralelas.
Note que o volume VTdo tronco é igual à diferença entre os volumes Vc e Vc”, ¬ dos cones C e C’, respectivamente, isto é: VT = VC – VC’

2 comentários:

rafael disse...

esse texto explica o conceito do cone..
só q naum há ftos..
pro ums probleminha aê..

rafael disse...

(josine araujo)